Serviços

EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ PSICOPEDAGOGIA

   A Educação Especial é uma modalidade de ensino da Educação Básica, de caráter transversal perpassando todos os níveis, etapas e modalidades atendendo adolescentes e adultos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação/altas habilidades tendo o AEE - Atendimento Educacional Especializado como parte integrante do processo educacional.
   A Educação Especial desenvolvida pelo Colégio Santa Madre orienta sua ação nos fins da Educação Nacional, previstos no Art. 2º e artigo 3º, Inciso I da Lei Federal – LDB – 9394/96 e no Documento das Diretrizes Básicas da Educação Especial. A escola direciona suas ações para o atendimento educacional especializado, que é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.
   O atendimento educacional especializado na escola não é confundido com atividades de conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas constituem um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
   A SRM - Sala de Recurso Multifuncional, é um espaço físico onde se realiza o atendimento Educacional Especializado - AEE. Dotada de mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos, sob a orientação de um Psicopedagogo.

PSICOLOGIA

   O papel do psicólogo na escola está pautado em uma atuação que enfatiza: fatores objetivos e subjetivos do processo de ensinar-aprender, o contexto sociocultural, a importância das relações intra e intersubjetivas professor-aluno, o aprendiz como sujeito do conhecimento e o papel social da escola na formação do cidadão.
   A atuação utiliza referenciais teóricos que levem em consideração os processos interativos conscientes e inconscientes constitutivos dos sujeitos em processo de ensino, do desenvolvimento e aprendizagem, numa perspectiva sócia histórica, cujo foco não é o indivíduo, mas os sujeitos em relação.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

   O Serviço Social no Colégio Santa Madre, está pautado em articulação nas Relações Sociais nos eixos escola – família - aluno e colaborador/RH, que enfatiza: fatores objetivos e subjetivos do processo de relacionamento como âncora do ensinar-aprender, o contexto sociocultural e econômico-judicial, tendo o dever de fazer acontecer o ECA e acima de tudo, ter como foco o Aluno que que é atendido pela Bolsa Social existente no colégio.

ASSESSORIA PEDAGÓGICA

   O Colégio Santa Madre, conta com uma assessoria pedagógica, a qual é responsável pelas questões didáticas pedagógicas, com vistas a qualidade do trabalho a ser desenvolvido em todos os níveis de ensino, buscando foco nos resultados, o desenvolvimento integral do aluno, além de realizar cotidianamente a formação plena de seus profissionais, com o objetivo do alcance da excelência educacional exigida por todos que acreditam na educação como fonte transformadora.